Atingir metas, implantar estratégias, disseminar a cultura da empresa, inspirar pessoas e formar sucessores são alguns dos principais desafios de um líder. Entretanto antes de pensar em liderar os outros, é preciso enfrentar o maior desafio, que é liderar a si mesmo, pois a primeira pessoa que você lidera é você mesmo.

A autoliderança é o princípio fundamental para uma trajetória de liderança bem-sucedida e deve vir em primeiro lugar, pois a liderança eficaz começa de dentro para fora. Quem conhece a si próprio, é capaz de lidar com situações adversas, assumir riscos e entender de gente.
Não é fácil avaliarmos a nós mesmo, a nossa autopercepção é diferente da forma como vemos os outros. É mais fácil elaborar conceito sobre os outros.

Na esfera da liderança, esta habilidade torna-se crucial, afinal ainda são pessoas que fazem o resultado e líderes lideram pessoas e não máquinas. Mas autoliderança, vai além do âmbito profissional, porque a vida é uma busca constante de realizações. Pedro Mandelli, professor na Fundação Dom Cabral, de Liderança e Desenvolvimento Humano, comenta que todo o líder deveria considerar como assunto fundamental a sua própria motivação, conhecer os seus motivos internos de realização e isso tem a ver com a busca constante do autoconhecimento.

Estaria a autoliderança nas perguntas?

E como se desenvolve a autoliderança? Olhando para o seu “eu” através do autoconhecimento, da autopercepção. Fazendo para si as seguintes perguntas: Qual meu propósito? O que me motiva? O que me inspira? Quais meus valores? Quais são meus talentos? Quais são meus pontos fracos? De que forma minhas atitudes impactam nos outros?

Um dos maiores especialistas sobre liderança, o consultor Ram Charan, ensina que a autoconsciência de si próprio amplia a capacidade de aprender com nossos erros e nosso sucesso e permite que continuemos crescendo.

Aprimorar as habilidades de inteligência emocional é outro fator que contribui para autoliderança, já que é primordial aprender a lidar com as nossas próprias emoções e com as emoções dos outros e assim buscar o equilíbrio emocional e a automotivação. E automotivação é a energia que nos tira da zona de conforto.

Portanto, se você deseja ser um líder de sucesso, invista na sua autoliderança. Lembre-se que o único responsável pela sua vida e sua carreira é você, seja protagonista.
Lembre-se que é o único responsável pela sua vida e sua carreira, seja o protagonista da sua história.

Agora a Escola Caxias Criativa faz parte da ECC Hub, um hub destinado a fazer da Criatividade uma ferramenta de resultados para profissionais e empresas!