Caxias do Sul terá Liderança Mobilizadora do Prêmio Brasil Criativo

Premiação oficial da economia criativa brasileira é reconhecida por projetar a nova geração de empreendedores criativos do país

O PIB da economia criativa global cresce significativamente desde 2002, período em que a ONU passou a reunir os dados sobre o comércio de bens e serviços criativos em um relatório especial publicado pela UNCTAD.

No Brasil, o setor se destaca pelo crescimento de segmentos como moda, design, audiovisual e artes visuais, além de atender ao mercado interno. Os negócios da economia criativa brasileira também geram saldo positivo na balança comercial com seus principais parceiros internacionais.

Como forma de reconhecer e valorizar os empreendimentos e negócios da economia criativa estão abertas as inscrições da terceira edição do Prêmio Brasil Criativo. O Prêmio Brasil Criativo é a premiação oficial da economia criativa no país, tendo recebido a chancela do Ministério da Cultura (2014) e o apoio institucional da UNESCO (2016).

A edição deste ano é apresentada pelo Ministério da Cidadania e pela 3M e conta com o patrocínio do Mercado Livre, empresas reconhecidas pela cultura de inovação e pelo incentivo à criatividade e ao empreendedorismo.

“A 3M se engaja na realização do Prêmio desde a primeira edição pela conexão perfeita entre nossa marca e os valores do projeto. Nossa aspiração é que o movimento se fortaleça, inspirando empreendedores, promovendo a colaboração, dando visibilidade a talentos criativos que impactam positivamente o mundo”, acrescenta Luiz Serafim, Head de Marketing da 3M do Brasil.

O Mercado Livre também destaca a importância do incentivo a economia criativa. “O Mercado Livre, como líder em tecnologia para e-commerce e serviços financeiros na América Latina, oferece um ecossistema de soluções digitais para empreendedores dessa região. Por isso estamos sempre buscando impulsionar o empreendedorismo e a inovação, por meio do apoio a projetos de tecnologia, economia criativa, educação, empreendedorismo e inovação social”, destaca Laura Motta, Coordenadora de Sustentabilidade do Mercado Livre no Brasil.

O Prêmio Brasil Criativo foi idealizado por um dos principais nomes da economia criativa do país, o psicólogo e empresário Lucas Foster, especialista em criatividade e também criador do Dia Mundial da Criatividade. A realização é do LabCriativo, empresa brasileira que conecta educadores e projetos com foco em criatividade e inovação.

E Caxias do Sul, duas vezes cidade sede do Dia Mundial da Criatividade, não podia ficar de fora dessa iniciativa. Vanessa Kukul, Diretora de Criatividade e Inovação da Escola Caxias Criativa e ECC Hub, é uma das Lideranças Mobilizadoras da Região Sul. Ser Líder Mobilizador do Prêmio Brasil Criativo significa também ser curador criativo da premiação, uma tarefa importantíssima para o desenvolvimento da economia criativa. Cabe às Lideranças Mobilizadoras levar até a organização do Prêmio, os projetos criativos da região.

“Ser Mobilizadora Criativa do Prêmio Brasil Criativo é uma grande honra. Nós precisamos dar visibilidade para criativos locais e seus respectivos negócios. Essa é uma forma de desenvolver o PIB local e ainda trabalhar a autoestima do empreendedor criativo, figura que tanto cresce em nosso país” comenta Vanessa.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 25 de agosto, e busca iniciativas de pessoas físicas e jurídicas de todo o país que promovam soluções inovadoras nas indústrias relacionadas à economia criativa. “Será a oportunidade de celebrar e valorizar mais uma vez o talento e a criatividade de profissionais e empreendedores que estão construindo as bases desta nova economia. Garantir o reconhecimento e a visibilidade para quem trabalha pelo desenvolvimento econômico sustentável e inovador do Brasil é o mínimo que devemos fazer para mostrar que o futuro do Brasil está sendo garantido por uma nova geração de empreendedores.”, conta Lucas Foster.

Neste ano, o Prêmio contemplará 12 categorias divididas nos seguintes temas:

. Publicidade – Freelancer de Respeito

. Arquitetura – Cidades para Pessoas

. Design – Wearables

. Moda – Sustentabilidade

. Expressões Culturais – Artesanato Digital

. Patrimônio e Artes – Quero Museu Vivo

. Música – DJ do Ano

. Artes Cênicas – Festivais que Transformam

. Editorial – Creators que Inspiram

. Audiovisuais – Jogos Independentes

. P&D – Patente dos Sonhos

. TIC – Apps que Educam

De acordo com Lucas Foster, a nova edição do Prêmio Brasil Criativo, pretende fortalecer a comunidade de empreendedores, profissionais, curadores e parceiros que fazem parte deste grande ecossistema criativo. “Os participantes desta terceira edição terão ainda mais oportunidades de conexão e relacionamento com os participantes das edições anteriores e com toda a comunidade criativa brasileira envolvida com o desenvolvimento da economia criativa nacional.”, revela Lucas.

As inscrições serão realizadas diretamente no site do Prêmio Brasil Criativo (http://www.premiobrasilcriativo.com.br/) e os participantes passam por três etapas. Na primeira fase acontecem às inscrições online, após o preenchimento de todas as informações, começa a segunda etapa quando um time de curadores reconhecidos pelo destaque de seus trabalhos e nomeados pela organização selecionam 06 projetos semifinalistas em cada uma das 12 categorias. Na terceira fase, uma rede composta por colaboradores e diretores de grandes empresas patrocinadoras e interessada no assunto votarão nos projetos através da plataforma da premiação. Nessa seleção final, os profissionais vão definir os três finalistas de cada categoria, que voltarão aos curadores para a escolha do vencedor. A cerimônia de premiação acontecerá no dia 30 de novembro, em São Paulo, dentro do Festival de Criatividade Pixel Show, em um auditório para 1.500 pessoas.

Além do reconhecimento, os vencedores do Prêmio Brasil Criativo terão suas histórias retratadas em um documentário. Cada projeto ganhador será destacado em episódios distintos, para que os empreendedores possam apresentar de forma inovadora seus negócios a possíveis investidores, parceiros e voluntários. O documentário será lançado no dia 21 de abril, data em que se comemora o Dia Mundial da Criatividade.

escolacaxiascriativa

escolacaxiascriativa

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimos posts

Sobre a ECC

Um hub que desenvolve Habilidades do Futuro e Novas Tecnologias através de Inovações em Sala de Aula para o transformar o Profissional do Presente em um Profissional de Alta Performance.

Siga nas redes

Empresa do grupo

Baixe o conteúdo do programa completo

Preencha o formulário abaixo para receber mais informações sobre este curso.

Close Panel