Como colocar em prática meu planejamento de 2019

Quem nunca teve dificuldade em colocar em prática seus planos que atire a primeira pedra. Todos nós, em algum momento de nossas vidas, já nos deparamos com o fantasma da procrastinação. Existem duas coisas muito importantes que precisamos definir: onde queremos chegar e o nosso grande objetivo. 

Para embarcar comigo nessa jornada, faremos uma analogia com o programa mais querido da ECC Hub o “Na Kombi com Vanessa”. Convidei o Joe para viajar comigo às Montanhas do Sucesso e, para isso, precisaremos do nosso plano de viagem. Ele contém itens essenciais como: rota, destino, meio de transporte, quantidade de combustível, instrumentos de orientação e suprimentos. Tudo isso de forma detalhada e com tudo o que você precisa do ponto de partida ao ponto de chegada. Para cruzarmos esse caminho precisamos de um Diário de Bordo.

“Tenha um diário de bordo. Ele será seu guia, seu melhor amigo e direcionador na realização das suas metas e resultados.”

VK

Mas, para entendermos o por quê do Diário de Bordo, precisamos entender sobre o SAR. 

SISTEMA DE ATIVAÇÃO RETICULAR (SAR)

No ano de 1949, o italiano Giuseppe Moruzi e o americano Horace Magoun fizeram uma grande descoberta ao acaso. Eles estudavam gatinhos anestesiados (parecidos com aqueles que vocês adoram ver) quando “sem querer” estimularam a formação reticular, localizada no mesencéfalo de um dos felinos. Assim que houve o estímulo, o eletroencefalograma (EEG) mudou seu traçado de estado de sono profundo para estado de vigília. Ou seja, os gatos que estavam sonolentos, adormecidos ficavam alertas. Eles descobriram a SARA – substância inerente ao sistema nervoso capaz de ativar o cerébro.

A SARA (substância atiradora reticular ascendente) atua na regulação dos ciclos do sono e em ações como o despertar. Nessa época, Walter Hess descobriu que ao estimular o tálamo com pulsos de baixa frequência produzia um sono de ondas lentas registrado no eletroencefalograma.           

Portanto, o SAR é um sistema que filtra os estímulos que recebemos e mantêm o nosso foco centrado em alguns deles. O SAR funciona como um filtro. Absorvemos todo o conteúdo e o SAR filtra e dá mais atenção aquilo que nos interessa no momento e deixa em segundo plano o que não é tão relevante. Portanto, o SAR é essencial para nossa sobrevivência, prosperidade, realizações e sucesso.  

Ok, mas o que o SAR tem a ver como o foco? 

O SAR é fundamental. Pois, quando estabelecemos uma meta, o SAR faz com que eu conecte melhor o conteúdo absorvido e as informações que eu já tenha armazenadas permitindo que eu atinja com maior eficiência minhas metas. Bem como ajudar, o SAR também pode atrapalhar. Quando estamos alegres tendemos a ser mais otimistas em nossos pensamentos e isso atrai coisas boas para nossos dias. O contrário também existe. Portanto, devemos cuidar com os pensamentos ruins pois eles nos afastam das coisas boas.

Concluímos que: devemos aprender a utilizar o SAR a nosso favor.
Mas, como? Aprendendo a ativar o SAR.

ATIVANDO O SAR

1 – Estabelecendo a sua meta:

Suas metas devem ser: 

  •           Específicas:
  •           Mensuráveis: 
  •           Alcançável: 
  •           Relevantes: 
  •           Temporais:

Ex: “Ganhar R$ 1.000,00 até o segundo trimestre” ou “Perder 4 quilos com academia no mês de junho de 2016”. 

 2 – Simplesmente anote

Agora que já sabe o que quer, você precisa colocar a mão na massa. Este passo é anotar o seu objetivo. Isso ajuda você a lembrar dele sendo bem mais eficiente do que simplesmente lembrar dele.

3 – Pequenos objetivos, grandes realizações

Que tal dissecar o objetivo maior em objetivos menores? Assim, você estará cada vez mais próximo da meta e, de quebra, estará muito mais motivado. 

4 – Lista para NÃO fazer

Liste o que você não deve fazer no sentido de tarefas que atrapalhariam seu objetivo principal. Assim você saberá quais são os empecilhos da sua jornada. É o velho ditado: “tenha seus amigos por perto, mas seus inimigos mais próximos ainda”.

5 – Mantendo o controle

Este passo é fundamental para a organização e também para se manter motivado. Mantenha uma rotina de feedbacks. Desse forma, saberá se necessita fazer ajustes no seu planejamento antes de ser tarde demais.

6 – Compartilhe os resultados

Quando foi a última vez que você celebrou alguma pequena conquista? Quando você compartilha os resultados com alguém, você acaba se cobrando também um pouco mais. “O sonho grande está quase ali”!

“Tudo lindo, mas como fazer isso acontecer”?

Com um Diário de Bordo!

Vem, que eu te ajudo!

DIÁRIO DE BORDO

O Diário de Bordo não deve ser um relato do seu dia a dia, seus segredos, sentimentos, etc… Mas, sim um instrumento poderoso que te auxilie a atingir suas metas.

Por que ter um Diário de Bordo?

  1. Anote suas ideias: registrar pensamentos que merecem sua atenção futura.
  2. Lembrar suas conquistas: anote suas conquistas, seus acertos, celebre e adquira autoconfiança.
  3. Anote seus objetivos: ao escrever seus objetivos e planos você aumenta suas chances de concretizá-los.
  4. Tenha uma lista de tarefas: Você consegue se organizar e realizar a gestão de suas atividades.
  5. Anote seus aprendizados: Escrever as coisas que você aprende (à mão), faz com que você tenha foco no pensamento. Além disso, você anota as lições mais relevantes. 

E se eu ainda não convenci você, saiba que o Diário de Bordo:

  • Reduz o estresse;
  • Desenvolve a criatividade;
  • Melhora a capacidade de comunicação;
  • Mantém seu foco nos objetivos e resultados;
  • Permite que você perceba que são pequenos objetivos que nos levam às grandes realizações.

Meus queridos, não existe fórmula mágica! Maaaaas, como aqui na ECC a gente adora ajudar as pessoas, elaboramos um Diário de Bordo para você imprimir, carregar com você e atingir suas metas!
 

“Tenha um diário de bordo com planejamento, objetivos, metas, tomadas de decisão, análises de resultados e feedback. Dessa forma, você conseguirá preparar seu futuro e obter pequenas realizações em rumo à sua grande conquista.”

VK

O início é doloroso. Certamente você terá vontade de desistir, mas persista! Sempre que pensar em desistir, volte a ler esse post. A grande dica que eu te dou é: para colocar em prática seu planejamento para 2019 e todos os anos seguintes, primeiro você tem que descobrir qual a sua melhor fórmula de enxergar seus objetivos e planos. Independente, de ser num caderno, planner, agenda, folha ou digital, o fato é: você precisa ter um plano traçado com meta para preparar seu futuro, atingir objetivos e celebrar suas conquistas.

Quando você chegar lá, não esquece de contar pra nós como alcançamos juntos os seus objetivos, ok? Ah, e posta nas redes sociais o seu Diário de Bordo com a #PlanejandoComAECC!

E em tempos de planejamento, precisamos definir algumas ferramentas para começarmos nossa jornada. E para ter mais sucesso em suas empreitadas de 2019, que tal acrescentar algum Programa Educacional da Escola Caxias Criativa na sua toolbox?

Faça 2019 ser diferente do ano que passou com a Escola Caxias Criativa! Mas corra, as vagas para os programas são limitadas e vão só até março!

Dias
Horas
Minutos
Segundos
Perdeu a data? Planeje-se para o segundo semestre com a ECC!
Vanessa Kukul

Vanessa Kukul

Diretora de Conexões e Relacionamento da ECC. Responsável pelo Relacionamento com Clientes. Consultora, Mentora e Professora nas áreas de Empreendedorismo, Intraempreendedorismo, Economia Criativa, Inovação, Criatividade e Processos Colaborativos.

Este post tem um comentário

  1. Avatar

    Muito bacana este artigo, Vanessa!

    Nesta semana vi dados que, de acordo com o IBPT, 42% das Pequenas e Médias Empresas vão a falência por falta de Planejamento Estratégico e, sinceramente, fiquei abismada com o percentual!

    Atualmente trabalho com um software SaaS focado no auxílio do Planejamento Estratégico para empresas, que conta com a gestão de planos de ação, indicadores e até mesmo o Business Model You (Canvas pessoal), que vai de encontro com este teu artigo!

    Aproveito para deixar um artigo que escrevemos em nosso blog, indicando livros para planejamento e gestão de negócios: https://scoreplan.com.br/livros-sobre-planejamento-e-gestao/

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimos posts

Sobre a ECC

Um hub que desenvolve Habilidades do Futuro e Novas Tecnologias através de Inovações em Sala de Aula para o transformar o Profissional do Presente em um Profissional de Alta Performance.

Siga nas redes

Baixe o conteúdo do programa completo

Preencha o formulário abaixo para receber mais informações sobre este curso.