Escola Caxias Criativa: Um Conceito para Cooperar Pela Educação

Publicado originalmente na revista Contexto Empresarial, da Microempa em março de 2018.

Quando quatro cabeças pensantes se unem para encontrar uma causa em que acreditam para tornar realidade, o resultado só pode ser recompensador para todos os envolvidos. Se esses empreendedores tiverem o norte  e o suporte de uma entidade como a Microempa, os caminhos se abrem e os desafios se tornam mais acessíveis para serem conquistados. A entidade foi tão essencial para unir as jovens Vanessa Kukul, da Nó Mentores de Causas e Gabriela Oliveira, da Vereda Criativa, quanto o ambiente de coworking que compartilhavam. Conviver em um espaço que gera negócios afins, aliás, é uma tendências que se iniciou em grandes centros de negócios e se cristaliza em cidades como Caxias do Sul. Foi nesse espírito que a inquieta dupla conheceu Joe Guidini, da 1Quarto, e Pedro Henrique Zanol, que contribuiu para a gestão do negócio: a Escola Caxias Criativa (ECC).

Com o propósito de criar um negócio que fosse do segmento de Educação com um conceito corporativo que permitisse colocar em prática as técnicas aprendidas, seguindo os passos de testar, aplicar, mostrar o que deu certo, seguindo um programa claro de ensino, a escola surgiu. Gabriela, que já teve a experiência de atuar sozinha em um negócio e reconhece que para crescer é difícil sem parceiros, somou esforços com Vanessa que desejava crescer com responsabilidade de ter a consciência de se enxergar como negócio, junto à criatividade e feeling de Joe. No dia a dia, são três pessoas atuando no administrativo e no comercial e um específico para a área financeira.

Eles lembram que o mais importante para uma iniciativa assim dar certo é deixar o individual pelo coletivo: “Nós criamos um cronograma para anunciar a ECC, com previsão de lançamento, burocracia, definição de conceito, projetos, para buscar professores, promover a estruturação e adequar a metodologia. Isso ocorreu em quatro meses e em 45 dias iniciaram as vendas dos programas”, conta Vanessa. A turma começou a se reunir em um café, mas logo reconheceu a necessidade de ter um espaço próprio e acessível para produzir melhor, com processos para se organizar internamente.

Na ECC, os empreendedores recebem a ajuda para se transformar no mundo dos negócios, em um mundo de fluidez e mudanças rápidas. Para isso, propõe a necessidade do autoconhecimento para encontrar o propósito e encontrar uma linha norteadora de ajudar nos negócios utilizando a educação como diretriz. Eles entendem que é importante valorizar o que é daqui, os profissionais que conhecem a realidade da cidade e como a cabeça do empresário caxiense funciona. O cliente traz o negócio dele e faz plano, cria dentro do curso e conta com um laboratório de experimentação para colocar em prática.

A ideia da ECC teve como marco a participação do grupo de Economia Criativa da Microempa, que os ajudou a entender a identidade da proposta, fazer negócios e se relacionar, buscar oportunidades ao se fazer mais presente nas ações do grupo em si como o Fórum promovido em conjunto pelas empresas: “Na Microempa, temos a oportunidade de falar da própria escola, oferecer o serviço, encontrar ajuda mútua e conhecimento”, ressalta Gabriela. Para Vanessa, o grande ganho de participar de grupos é conhecer outros segmentos. Joe reconhece que o mais bacana é ver os pequenos empreendimentos em ação e tendo resultados. Para eles, a Microempa mostrou os caminhos e transformou-se em referência para ECC, criada com o desafio de desmistificar.

Na Kombi com Vanessa

Em dezembro, a ECC lançou o programa no Youtube com o intuito de compartilhar iniciativas criativas de empreendedorismo. No primeiro episódio, Vanessa Kukul entrevistou Lorien Pasqual, idealizadora e fundadora da Fabbrica, complexo gastronômico e cultural de Caxias do Sul. Custeado pela própria Escola, o canal abre espaço para divulgar cases de empreendedorismo. Vale conferir!

Joe Guidini

Joe Guidini

Diretor de Comunicação e Storytelling na Escola Caxias Criativa.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Últimos posts

Sobre a ECC

Um hub que desenvolve Habilidades do Futuro e Novas Tecnologias através de Inovações em Sala de Aula para o transformar o Profissional do Presente em um Profissional de Alta Performance.

Siga nas redes

×

Carrinho

Baixe o conteúdo do programa completo

Preencha o formulário abaixo para receber mais informações sobre este curso.