Nós estamos vivendo em um mundo de constante mudanças. Se antes grandes indústrias eram cobiçadas, hoje elas são obsoletas, perdendo espaço para empresas menores e com mais tecnologia. O Futuro do Trabalho é algo que já vem sendo discutido há algum tempo. E esse futuro é cada vez mais presente.

Segundo Gil Giardelli, web ativista e difusor de conceitos e atividades ligados à sociedade em rede, colaboração humana, economia criativa e inovação, uma previsão pessimista do futuro é a de que grande parte dos empregos que conhecemos hoje, serão “roubados” pelos robôs.

Apesar de a “Ameaça Sintética” ser uma possibilidade, ela atinge, em grande maioria, empregos cuja função é repetitiva, possibilitando a automação. Não podemos esquecer que, quando o homem saiu do campo, ele criou novas possibilidades nas áreas do conhecimento, dando origem à novas funções sociais.

Segundo David Autor, economista do MIT, as “tarefas que não podem ser substituídas pela automação, são geralmente complementadas por ela”. O que se espera desse boom na robótica é que novos empregos e mercados surjam. Mas, para lidar com esses robôs, quais habilidades precisamos ter?

As Habilidades do Futuro

No Café Criativo, que rolou aqui na Escola Caxias Criativa no dia 07 de novembro, nós falamos sobre elas. Segundo o World Economic Forum, em um gap de 5 anos, as habilidades necessárias para se considerar um profissional do futuro já sofrerão mudanças significativas.

Se em 2015 a criatividade habitava a última posição, em 2020 ela estará no top 3 de habilidades mais importantes. O Pensamento Crítico virá logo abaixo da Solução de Problemas Complexos. Isso mostra que o mundo será daqueles que conseguem enxergá-lo através da inovação.

Nós fomos treinados durante muito tempo para sermos capazes de darmos respostas, mas em algum momento nós esquecemos de nos ensinarmos como perguntar. Se fazer as perguntas certas é a base do Pensamento Crítico, encontrar a resposta é da Solução de Problemas Complexos. Unindo as duas habilidades com a Criatividade, você tem a chave da inovação.

Transformando o Futuro da Educação

Existe um contraste gritante nessas “Habilidades de Sobrevivência” do futuro. Ao invés de prepararmos os jovens para ir à faculdade, devemos prepará-los para ir à vida. Mas e nós, os adultos que já possuem diplomas e já começaram a construir carreiras?

Além de nos aprimorarmos como melhores profissionais, devemos mirar em nos aperfeiçoarmos como melhores líderes e inovadores. Fazendo isso, não iremos transformar somente nossos ambientes e forças de trabalho. Iremos transformar também o mundo como vivemos.

Na Escola Caxias Criativa nós já estamos mudando essas visões. Auxiliamos profissionais a se encaixarem e aprimorarem suas habilidades e auxiliamos negócios a se prepararem para o futuro. Quer levar nossa palestra sobre o Futuro do Trabalho para dentro da sua empresa? Entre em contato com a gente pelo e-mail contato@escolacaxiascriativa.com.br e vamos moldar o futuro juntos.

Agora a Escola Caxias Criativa faz parte da ECC Hub, um hub destinado a fazer da Criatividade uma ferramenta de resultados para profissionais e empresas!