Liderança Criativa gera resultado, sim!

A criatividade tem se tornado pauta de conversas entre muitos gestores de empresas. Nunca ouvimos falar tanto quanto nos últimos tempos sobre em criatividade, como ser criativo, ou ainda como inovar. Para muitas pessoas esse assunto entra na conversa e já vira motivo para fugir.

A criatividade é a capacidade humana que nos permite sobreviver. Afinal, ela nos permite criar algo, dar vida, fazer diferente e, assim, sermos inovadores. De acordo com o World Economic Forum em 2018, a criatividade é a 5ª habilidade mais exigida nas empresas. E em 2022 será a terceira (em primeira posição temos a inovação). Portanto, os profissionais do futuro precisam ser criativos e inovadores, especialmente aqueles que desejam se diferenciar em sua área de atuação ou almejam outros cargos nas organizações. Mas por que parece ser tão difícil sermos criativos?

Primeiro: vivemos em uma cultura que nos condiciona a acreditar que existem os “criativos” e os “executores”. O lado direito e o lado esquerdo do cérebro. Conversa fiada. Todos somos criativos! E se você não se sente tão criativo, muita calma nessa hora! Estudos de neurociência sobre criatividade na Universidade de Harvard, descobriram que as pessoas que conseguem ativar determinadas redes neurais no cérebro ao mesmo tempo têm a tendência de serem mais criativas.

equipe criativa

Segundo: “ser criativo” e “ter resultado” são ações que combinam. Nosso cérebro criativo é conectado e precisa ser estimulado. Nós precisamos dos dois lados do nosso cérebro para inovar. Afinal, não adianta eu pensar em mil ideias diferentes se não consigo racionalizar, analisar as hipóteses e escolher qual a melhor opção de acordo com o contexto onde estou inserido.

Estamos vivendo em um mundo VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo) que exige inovações constantes de nossos líderes, profissionais e organizações. E nesse contexto, as empresas precisam criar um ambiente onde sua equipe possa criar e inovar. E não é sobre móveis coloridos ou jogos para descontração, mas como criar uma cultura de inovação que tenha como base a liderança criativa, metodologias assertivas e com a geração de resultados para todas as organizações.

Publicado Originalmente no Pioneiro.com

Vanessa Kukul

Vanessa Kukul

Diretora de Criatividade e Inovação na Escola Caxias Criativa. Consultora, Mentora e Professora nas áreas de Empreendedorismo, Intraempreendedorismo, Economia Criativa, Inovação, Criatividade e Processos Colaborativos.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimos posts

Sobre a ECC

Um hub que desenvolve Habilidades do Futuro e Novas Tecnologias através de Inovações em Sala de Aula para o transformar o Profissional do Presente em um Profissional de Alta Performance.

Siga nas redes

Baixe o conteúdo do programa completo

Preencha o formulário abaixo para receber mais informações sobre este curso.

Close Panel