Cine ECC – O que “Curtindo a Vida Adoidado” tem a ensinar aos empreendedores?

Os cinéfilos de plantão vão concordar com a gente quando dizemos que todo filme tem algo a nos ensinar. A famosa “moral da história”. E por isso nós resolvemos analisar um dos nossos filmes preferidos no primeiro Cine ECC!

O Joe e a Vanessa assistiram – pela milionésima vez – “Curtindo a Vida Adoidado” para separar algumas dicas e alguns insights para você.

Então, vamos ver o que Ferris Bueller pode nos ensinar?

Análises da Vanessa

Alguns filmes dos anos 80 se tornaram ícones da cultura e comportamento que representavam nossa sociedade. “Curtindo a Vida Adoidado” é um dos filmes que mais amo. Além de divertido, quem cresceu assistindo nas Sessões da Tarde certamente queria ser Ferris Bueller. Ou pelo menos viver um dia como ele).

Personal Branding

Já assisti diversas vezes Ferris Bueller, mas depois que me especializei no Personal Branding, vi com outros olhos. Ferris Bueller era um cara dito “popular”, mas fora dos padrões: não era atleta e nem rebelde (talvez um pouco). Era um jovem como tantos, mas que conseguiu construir sua marca pessoal no meio da comunidade escolar. Incluindo professores, colegas de classe e alunos de outras turmas, assim como na sua vizinhança e até no meio policial.

Ao construir e imprimir sua marca pessoal, Ferris Bueller criou sua legião de fãs, mas claro, sempre existirão os haters. Mas a lição que devemos aprender com Ferris é: devemos utilizar nossa marca pessoal como ferramenta para atingir nossas metas e objetivos. Em diversos momentos do filme observamos as pessoas pedindo “como está Ferris?” ou desejando melhoras para sua irmã ou mãe.

Quando falamos de marca, especialmente sobre as que você lembra, certamente são aquelas que de alguma forma se conectaram com você por meio de suas crenças e valores. O mesmo se aplica a nossa marca pessoal. Devemos nos conectar com as pessoas da mesma forma, assim como Ferris.

Improviso

Para enfrentarmos as adversidades do dia a dia, precisamos do improviso. Em diversos momentos do filme, Ferris precisa improvisar. Uma das cenas mais hilárias do filme é quando Ferris e seus amigos estão no restaurante, e ele precisa se passar pelo Sr Linguiça de Chicago, e Cameron acaba improvisando e entrando no papel (apesar da resistência inicial).

Em nosso dia a dia enquanto profissionais e empreendedores, precisamos saber a arte do improviso. E não devemos confundir com omissão ou mentira. Estou falando de como improvisar, de como ter o plano B. Como quando você descobre que o coffee do seu evento não vai chegar ou que você pediu para um determinado número de pessoas e veio a menos.

Estamos falando de você estar fazendo a apresentação da sua vida e faltar luz ou o conector. Estamos falando de você estar fazendo uma live e uma mosca aparecer na sua frente. Estamos falando dos diversos momentos que aparecem em nossa vida e que precisamos de um plano B de improviso.

Criatividade

Ferris Bueller é a criatividade em pessoa. No início do filme já nos deparamos com sua febre, parafernália para imitar tosse, resfriado… Talvez vocês estejam pensando que ele usou para fazer coisas erradas. Pode ser! Mas tenho certeza que você já quis ser mais Ferris Bueller e ter um dia de curtição e aproveitar a vida.

Em diversos momentos do filme, observamos que ele usa sua criatividade para colocar em prática seu planejamento. Certamente, nem tudo sai como ele esperava. Mas a criatividade de Ferris é um ponto alto do filme.

Gestão de Riscos

Aqui entra Cameron, melhor amigo de Ferris, que passou o filme inteiro com medo de seu pai mas que ao final muda de atitude. Sim, eles erraram ao pegar o carro e mais ainda ao tentar achar que fazer o carro andar de ré daria certo para diminuir o odômetro.

Cameron decide enfrentar seu pai e as consequências que virão juntas. Muitas vezes na vida, temos medo das consequências, mas enfrentar os riscos nos permite crescer e nos desenvolver, nos tornando melhores pessoas, profissionais e empreendedores. Lembre-se sempre que ao final aprendemos muito e isso contribui para nossa construção pessoal.

Planejamento

Ferris Bueller sabia que para tirar um dia de folga da escola era preciso se planejar. Não vemos só improvisos e plano B, vemos um planejamento minucioso de todas as suas ações. Ele tinha seu planejamento para diversos momentos: ao acordar, ao buscar a namorada, ao ligar para a escola, quando alguém ligasse, quando alguém fosse a sua casa e, inclusive, para eliminar suas faltas.


Análise do Joe

Eu não havia assistido “Curtindo a Vida Adoidado” até 2015. Não por falta de oportunidades, óbvio, mas porque ele nunca havia passado na Sessão da Tarde em um dia de chuva, que era o único motivo de me segurar em frente à TV em uma tarde qualquer. Mas assim que eu assisti, rapidamente ele foi posto ao lado de “Clube dos Cinco”, “Goonies” e “Rocky Horror Picture Show” como um dos meus Grandes Clássicos Preferidos!

Tenha Processos

Apesar de eu estar ainda me adaptando ao maravilhoso mundo dos processos, não posso deixar de dar os créditos ao Ferris, que tinha tudo listado a respeito do que precisava ser feito. Quando pensamos: “ah, é só fingir que estou doente”, não pensamos em tudo que isso implica. É preciso ter os sintomas, um discurso preparado e uma boa dose de atuação! Ferris dá uma aula a cada novo processo que nos apresenta.

Com processos estruturados, fica muito mais fácil de saber por onde começar e quanto tempo você demorará para realizar determinada tarefa. Ter as tarefas mapeadas, faz seu dia render muito mais e você perder menos tempo ao iniciar cada novo projeto.

Tenha Sempre um Plano B

Quando Ferris pede ajuda para Cameron para tirar sua namorada Sloane da escola, ele não contava que Cameron fosse fazer o papel de Pai da Sloane tão bem. Em meio à sua atuação, Cameron se irrita com o Diretor e diz que quer ter uma conversa com ele quando chegasse à escola. Mas isso iria estragar completamente o plano! Então, ao chegar à escola, Ferris se veste com um sobretudo, chapéu e óculos escuros. Assume uma posição imponente e sinaliza somente com a cabeça ao Diretor, que prontamente entende o recado.

Todos os dias alguma coisa pode sair errado em nossos planos, seja por culpa nossa ou de terceiros. Então precisamos ter sempre mapeado um Plano B para “sair por cima da carne seca”.

Seu negócio sempre atinge mais do que imaginamos

Empresas, independente do seus tamanhos, possuem uma importância para a comunidade, que muitas vezes desconhecemos. Nossos negócios atingem pessoas que às vezes a gente nem imagina! Da mesma forma, o plano de Ferris faz a felicidade de dois garagistas no momento em que o trio precisa estacionar o carro do pai de Cameron quando chegam à cidade.

Tenha sempre em mente o impacto que seu negócio tem na vida das pessoas. Dessa forma, fica muito mais fácil entender como ajudar seus clientes.

Todo problema é uma solução

No momento em que Cameron destrói o carro de seu pai, uma crise se instaura. Ferris pede para Cameron colocar a culpa nele, já que o pai não vai muito com a cara do protagonista. Os dois ficam nessa discussão por algum tempo para, ao final, entendermos que o buraco é muito mais em baixo. Imediatamente entendemos o motivo de Cameron ser deprimido e isso o faz crer que, para resolver esse problema, ele precisa primeiro resolver sua situação com seu pai.

Não sabemos o que acontece com Cameron após a conversa, mas temos certeza que muito da sua vida deve ter ficado mais claro e mais leve. Em frente a um problema, sempre precisamos refletir primeiro, para entendermos o que mais essa resolução pode acarretar.


A dica da ECC após essa Sessão de Cinema é: faça seu planejamento, execute seu plano de ações, monitore o andamento, seja criativo e improvise se necessário! Assuma riscos, cuide dos seus indicadores e cumpra suas metas.

Esperamos não termos dado muitos spoilers! Se bem que não é um filme novo, então vocês tiveram muito tempo para poder assistí-lo! Como última dica, sejamos todos um pouco mais Ferris Bueller e vamos curtir a vida adoidado.

Quer aprender mais sobre como gerir seu negócio de maneira diferente? Então inscreva-se nos Programas Educacionais da ECC! As vagas para o Primeiro Semestre de 2019 já estão abertas! Não perca a oportunidade de fazer esse ano ser diferente!

escolacaxiascriativa

escolacaxiascriativa

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimos posts

Sobre a ECC

Um hub que desenvolve Habilidades do Futuro e Novas Tecnologias através de Inovações em Sala de Aula para o transformar o Profissional do Presente em um Profissional de Alta Performance.

Siga nas redes

Empresa do grupo

Baixe o conteúdo do programa completo

Preencha o formulário abaixo para receber mais informações sobre este curso.