Trabalhando durante muito tempo no ambiente digital, seja como designer ou profissional de marketing, pude perceber que um dos grandes problemas que enfrento ao trabalhar na área é conhecer o negócio do cliente. Muitas vezes o cliente desconhece ou dedica pouco tempo para conhecer seu público, analisar seu produto e o seu negócio no dia a dia corrido da empresa.

Comecei a perceber isso quando me tornei empreendedora. Saber onde quero chegar é muito importante para otimizar o tempo, o dinheiro e outros recursos disponíveis para divulgar, vender ou gerar relacionamento no nosso negócio. Isso impacta diretamente na entrega de resultados que o cliente espera das ações de marketing, afinal, as disciplinas do marketing digital são muito amplas: mídias sociais, social ADS, produção de conteúdo, vídeos, website, experiência do usuário e tantas outras.

Por isso separei alguns dos questionamentos que deveriam ser essenciais antes de começar a trabalhar com qualquer plataforma, mídia social ou ferramenta. Parece óbvio, mas o tempo dedicado a responder estes questionamentos elimina um grande retrabalho entre fornecedores, agências, produtos de conteúdo e o cliente. Vamos lá?

1) Onde eu estou? Importância do diagnóstico e dos objetivos do negócio:

É uma das premissas para iniciar qualquer ação, seja no marketing ou qualquer área da empresa. Entender o mercado onde se está inserido, problemas que se propõe a resolver e soluções que se quer entregar é fundamental para entender onde queremos chegar. Uma ferramenta essencial para este momento é a clássica matriz FOFA (forças e fraquezas, oportunidades e ameaças) para detectar o que existe de positivo e negativo na empresa seja dentro ou fora dela. Depois de analisar os pontos do negócio é saber entender o que preciso melhorar e onde quero chegar com os produtos e serviços do meu negócio.

2) Quem eu quero ajudar? Saiba das personas

“Persona” é a palavra do momento no mundo do marketing nos últimos anos. O instrumento possibilita o entendimento dos comportamentos, das características, da personalidade e da jornada de compra do cliente que se quer atingir. E é nesse momento que muitos empreendedores se perdem, pois a frase sempre presente em reuniões é: “Mas eu já conheço o meu cliente!”. Conhecer o cliente é mais difícil do que se imagina, porque precisamos parar de olhar pra nós como empresas e olhar para os problemas e dores enfrentados pela persona. Quando estamos mergulhados no dia a dia da empresa esquecemos de sair do escritório e ouvir o cliente. Isso é um grande crime.
Dedique tempo em conhecer a sua persona e verá que muitas das respostas e ações de marketing serão mais efetivas depois disso.

3) Qual a jornada de compra do meu cliente?

Entender a jornada de compra facilita muito o fluxo de comunicação entre a sua persona e o cliente. Cada persona vai ter uma forma de aprender alguma área, reconhecer uma necessidade, buscar soluções até chegar na sua solução. Para cada etapa da jornada é preciso saber como auxiliar o cliente para ajudá-lo de fato no caminho. Como você vai prestar assistência no momento de compra do cliente? É com conteúdos no blog? Vídeos no Facebook? Anúncios no Google? Isso será muito importante para guiar o quanto você precisa produzir, gerir e contratar nas ações de marketing digital.

4) Que recursos eu tenho?

Essa última etapa é uma das pouco pensadas nas ações de marketing. Quais recursos eu tenho? Quais fornecedores contratar? Que investimento farei para atingir meus objetivos?
Nessas horas é importante conhecer e estudar as habilidades envolvidas no negócio para saber quais recursos utilizar. Estude sobre marketing digital para saber escolher seus fornecedores: eles serão a grande ponte para atingir seus objetivos. Destine parte do seu faturamento mensal em marketing para poder avaliar o Retorno Sobre o Investimento (ROI) e outras métricas financeiras. É importante também saber quem serão os pontos de contato de dentro da empresa para engajar o projeto de marketing digital. E, por fim, as ferramentas que serão utilizadas ao longo do processo para otimizar o tempo e os resultados das suas ações.

Concluindo …

São 4 perguntas essenciais para começar. O tempo que dedicamos a elas ajuda muito no processo de desenvolver ações de sucesso no marketing digital. Estudar e planejar onde queremos chegar nos faz também aproveitar melhor a jornada e extrair o melhor dos recursos que temos.

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