Vinho na Vila – Um Exemplo em Economia Criativa

Recentemente a Vanessa Kukul foi para São Paulo. Lá, ela aproveitou para conhecer e absorver o máximo possível do mundo da Economia Criativa, seu eterno objeto de estudo. Além de todos os lugares que ela visitou, ela ainda conseguiu conhecer pessoalmente o Lucas Foster, da Project HUB. Além de grande amigo da Vanessa e da ECC, ele ainda é idealizador do Dia Mundial da Criatividade, aquele projeto que organizamos em Caxias do Sul, lá no mês de Abril.

Aqui estão os pensamentos da Vanessa sobre a sua viagem. Esperamos que gostem!

Joe.


Em minha breve passagem por São Paulo, tive a oportunidade de conhecer pessoalmente um grande amigo: Lucas Foster. É com ele que divido o amor pela Economia Criativa e, obviamente para quem me conhece, muitas ideias e possibilidades.

Um evento digno de criatividade

Conversamos muito e recebi o convite para ir no evento Vinho na Vila. O Vinho na Vila é um evento de experiências enogastronomicas que nasceu na Vila Madalena em São Paulo. Seu objetivo é “reunir jovens de 25 a 100 anos”, mostrando a todos que é possível consumir e apreciar bons vinhos em um ambiente descolado e acessível, sem aquela cara engessada e cheio de sommeliers. A pessoa à frente do evento é a Larissa Fin, que conta com o apoio do Ibravin.

O evento aconteceu no Museu da Casa Brasileira, que para mim, é um dos lugares mais lindos de São Paulo. Esse convite me pareceu perfeito! Ao chegar lá, encontrei a mistura perfeita: cultura, gastronomia, diversão, pessoas, natureza, vinho, moda, artesanato, design autoral e oportunidade. MUITAS oportunidades. Oportunidades para todos apresentarem seus produtos para potenciais consumidores. Oportunidades para as pessoas conhecerem o Museu da Casa Brasileira. Oportunidades para degustar Vinho de uma forma descomplicada. Oportunidade de estar em um evento diferente, com um alto astral e ainda ver este evento fomentando o desenvolvimento econômico.

O real objetivo da Economia Criativa

Por que desenvolvimento econômico? Muitas pessoas ainda pensam que Economia Criativa está restrita a denominar aquelas pessoas que vendem produtos baratos sem valor agregado. Porém, a Economia Criativa está vinculada a negócios com geração de renda e potencial econômico, especialmente a produtos com valor agregado. O que eu vi no Vinho na Vila foi um exemplo de como um evento como este aproxima as pessoas dos pequenos produtores, do consumo descomplicado do vinho, da cultura, de pessoas, da natureza, e da Economia Criativa.

Uma oportunidade de dar voz ao empreendedor (independente do seu tamanho), a preocupação dos organizadores ao circularem observando como estavam as vendas e sempre que possível indicando e quase vendendo os produtos dos expositores. Um interesse genuíno em auxiliar e potencializar os negócios desses empreendedores. Quem me conhece, já imagina a minha felicidade ao ver isso. Eu estava flutuando, com brilho nos olhos, tentando compreender por que não temos eventos desses em Caxias do Sul.

O texto não é desabafo, e sim, mostrar as possibilidades da Economia Criativa para fomentar é dar voz aos pequenos grandes negócios, que valorizam o capital intelectual, humano e Criativo de suas empresas.

Gratidão Lucas Foster e Lari Fin, me diverti muito com vocês, e saibam que vocês são uma inspiração para todos.

Vanessa Kukul

Vanessa Kukul

Diretora de Conexões e Relacionamento da ECC. Responsável pelo Relacionamento com Clientes. Consultora, Mentora e Professora nas áreas de Empreendedorismo, Intraempreendedorismo, Economia Criativa, Inovação, Criatividade e Processos Colaborativos.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Últimos posts

Sobre a ECC

Um hub que desenvolve Habilidades do Futuro e Novas Tecnologias através de Inovações em Sala de Aula para o transformar o Profissional do Presente em um Profissional de Alta Performance.

Siga nas redes

×

Carrinho

Baixe o conteúdo do programa completo

Preencha o formulário abaixo para receber mais informações sobre este curso.